Vivemos em um tempo no qual todos querem mudança, mas poucos de fato estão dispostos a mudar. E mudar o que? Mudar a única coisa que é possível: a si mesmo.
Isso é o principio básico da autorresponsabilidade: toda cura que você procura, em todos âmbitos, começa por você e está em você. Absolutamente tudo o que você vê lá fora tem a ver com você. Na verdade, não há este lá fora, este mundo externo no qual vivemos, este é uma projeção do seu próprio mundo interno.
Esta é uma mudança de paradigma bastante radical, visto que estamos acostumados, a culpabilizar os outros pelos nosso problemas e por tudo aquilo que não está saindo como gostaríamos.
O problema é o parceiro(a), é o colega de trabalho, o(a) chefe, é a mãe, é o pai, o governo. E a lista não cessa.
Se há um papel que o nosso Ego adora exercer é o papel da vítima. E a premissa é simples: se eu sou a vítima, o outro é o culpado. Contudo, ninguém de fato se transforma ocupando esse lugar da vítima.
Para sermos protagonistas de nossas próprias vidas temos de ter coragem para rompermos com todo e qualquer papel de vítima que reside em nós e assumidos 100% da responsabilidade sobre tudo o que nos acontece. Vivemos em uma lógica da separação, outra premissa que o nosso Ego adora, e isso nos gera a sensação que as pessoas ou a vida está contra nós, que estamos separados e precisamos nos defender. Contudo, isto é uma das maiores ilusão que existe, pois a vida sempre está ao nosso favor. E todos que estão ao nosso lado, inclusive os que mais nos incomodam, também sempre estão ao nosso favor mostrando sombras que estavam ocultas em nós mesmos.
Para sermos protagonistas das nossas próprias vidas precisamos estar dispostos. Dispostos a enxergar além. Dispostos a lidar com as nossas próprias sombras. Dispostos a sentir o que tivermos que sentir. Dispostos a compreender que sempre há um para que e um aprendizado oculto por detrás de absolutamente tudo o que vivenciamos.
Todos querem paz, mas poucos estão dispostos a largar mão de querer ter razão. Lembre: a paz está bem longe de querer ter razão.
Marcela Alves de Moraes - Crp 12/18526
Especialista em psicoterapia cognitivo comportamental. Instrutora de mindfulness e trabalhando atualmente com a abordagem do gerenciamento bioemocional